Textos em contextos remotos
O ano de 2020 inicia-se cheio de promessas e expectativas. Como sempre o é qualquer início de ano. O que ninguém imaginava é que, esse seria o mais surpreendente de todos.
Uma pandemia.
Definir o momento presente é uma tarefa árdua. Localizar-se como sujeito num contexto tão inesperado é o desafio para qualquer um. Imaginem para adolescentes e pré-adolescentes, que já andavam às voltas com a busca do seu lugar no mundo!
E é aí que entra a proposta da revista… O texto artístico-literário, tem como algumas de suas funções, a catarse e o simulacro. Nele, podemos livremente, e em segurança, projetar nossas emoções e elaborar nosso pensamento.
A ideia é que, de casa, cada um pudesse tecer movimentos, deslocar-se no tempo e no espaço. Lugares reais e imaginários, tempos passados, futuros ou indeterminados.
Os textos a seguir, são fruto de uma sequência de provocações que colocam o hoje como eixo central, mas o qualificam a partir de memórias afetivas e projetivas.
Cada um desses garotos e garotas, ancora-se num presente recheado de afetos e dúvidas e movimenta-se em busca do próprio espaço.
Andrea de Araújo Zica
Professora de Português e Literatura – Fases 5 e 6. Pedagoga, especialista em Psicologia da Educação e Mestre em Educação. É também sócia fundadora da Casa Viva Educação e Cultura. Apaixonada por livros e linhas, leciona Língua Portuguesa e Literatura brasileira.