Resistência Indígena - Fase 6
O vídeo, trabalhado com os estudantes do Ensino Médio, mostra Ailton Krenak no Congresso em Brasília em 1988 defendendo os direitos dos povos originários. Para chamar a atenção dos parlamentares Krenak, usando trajes do homem branco começa a pintar a cara como fazem, tradicionalmente, vários indígenas.
O ato teve repercussão internacional e é um marco na luta dos povos originários pelo direito à vida. A pressão exercida por várias comunidades indígenas, representadas por Ailton Krenak, resultou numa constituição que em seu artigo 231 garante aos povos originários o direito à demarcação de seus territórios e de viver de acordo com seus padrões culturais.
William de Oliveira Menez
Professor de História – Fases 5 e 6. Graduado em História pela UFMG, trabalha como professor de história no ensino fundamental e médio há 19 anos. Em todas as escolas onde lecionou sempre acreditou na importância transformadora da reflexão sobre o passado humano, já que a sociedade atual é fruto dele e o futuro é construído muito a partir da compreensão sobre o que já foi feito. Ingressou na Casa Viva neste ano de 2020 e relata que essa tem sido uma experiência inovadora que o motiva muito em dar continuidade ao seu trabalho, trocando experiências e saberes tanto com colegas professores quanto com estudantes.