Podcast

Podcast

Música e Neurociência – Lívia Bones, Ana Marina, Ana Lívia, Birito. (6C)

Descrição:

Como e onde, no nosso cérebro, interpretamos as músicas?
Como surgiu essa manifestação tão complexa?
As músicas causam, em todas as pessoas, as mesmas sensações?
Existe o famigerado bom gosto musical?
Como a musicoterapia funciona?

Os desafios e as possíveis conquistas dos diferentes jovens em relação à pandemia e ao isolamento social – Clara, Bárbara e Victor (6C)

Descrição:

É notória as diferentes demandas, necessidades, desejos e angústias de cada indivíduo. Mesmo assim, estamos todos inseridos em um mesmo contexto de interrupção da “vida normal” e, portanto, mais do que nunca é imprescindível nos beneficiarmos da maior virtude que temos: o coletivo! Por isso nos reunimos, cada um na sua casa, para discutirmos implicações da pandemia que podem contribuir para todos os jovens que nos escutam, ou pais, avós, amigos, tias, namorados, resumindo, qualquer um que estiver inserido no contexto atual e que conviva ou possa contribuir, principalmente com um adolescente, lembrando que todas as vidas estão conectadas, portanto, ao ajudarmos um jovem, por exemplo, a relação de toda a sua família pode ser modificada para melhor.

Cells at work e o funcionamento do nosso corpo – Emma (6B)

Descrição:

Curiosos por biologia ou pela magia dos animes? Apresento-lhes Cells at work, um anime que junta tudo o que há de melhor: ciência e diversão! Para saberem mais ouçam o BIOCAST, um podcast científico que vai abordar esse incrível anime, mais especificamente sobre o primeiro episódio dele, que apresenta o assunto: Pneumococos. Além de falar sobre a bactéria falaremos ainda sobre a aliança do tema com o momento atual da Covid-19. Espero que gostem.

Os impactos da pornografia no cérebro humano – Marina Purri, Sol Gouvea e Mariana Brandão (6B)

Descrição:

Esse podcast tem como objetivo analisar como a pornografia age no cérebro humano e quais são as consequências que essa ação pode trazer para sociedade. Além disso, trouxemos algumas questões polêmicas, que a ciência por si só não pode responder, para serem discutidas com um grupo de pessoas que compartilharam suas vivências e opiniões.

Adolescentes e alimentação – João Sérgio, Estela, Isabela Gurry e Paulo (6B)

Descrição:

Acreditamos que os adolescentes consomem muitos alimentos industrializados. Além de serem saborosos e mais fáceis, não necessitam de preparo, e eles não tem noção do quanto estão prejudicando seu organismo a longo prazo. Os adolescentes costumam ser imediatistas e se preocupam somente com o presente, e se não vêem o resultado logo não se preocupam com o futuro. Acreditamos que se houver uma educação alimentar nas escolas essa realidade pode mudar, se desde a infância cada um tiver a oportunidade de entender como seu corpo funciona e o que ele precisa para viver bem, o consumo de industrializados diminuiria. E defendemos também um maior controle do marketing das indústrias desses alimentos, que sempre apelam para essa faixa etária sabendo que são um alvo fácil.

Poluição: Aquecimento Global e Efeito Estufa – Lucas Guerra, Nina e Bedun (6B)

Descrição:

Podcast de adolescentes estudantes do 2o ano do Ensino Médio da Casa Viva, debatendo e trocando ideias sobre o Aquecimento Global e a emissão de gases de efeito estufa.

Arthur Correa

Professor de Biologia das Fases 5 e 6. Graduado em Ciências Biológicas pela UFMG, mestre em Engenharia de Materiais pela UFOP. Pesquisador e professor, atua com ilustração e divulgação científica há 12 anos.

Fabrício Lacerda

Professor de Física das Fases 5 e 6. Professor de Física interessado em explorar as conexões possíveis entre a Ciência e o mundo. A gastronomia é uma de suas paixões. Licenciado em Física pela UFMG e mestre em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET – RJ, tem buscado, na interação com os estudantes, refletir sobre o papel da educação no processo de emancipação e presença qualificada dos jovens na sociedade. Entende a escola como local de transformação e construção de conhecimentos relevantes para os contextos em que os estudantes estão inseridos.

Pedro Leroy

Professor de Química – Fases 5 e 6. Graduado e pós graduado em Química pela UFMG, tem paixão de longa data pela Química e pelas ciências em geral. Com experiência em ensino em diversas formas e modelos, desde cursinhos pré-vestibulares até cursos comunitários em favelas e vilas, acredita que a ciência deve ser acessível, presente na realidade de cada um e encantar a todos, sem restrições, como o encantou e segue encantando todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *