Pequeno Princípe
No segundo semestre de 2020, a Fase 3A leu coletivamente e em casa o clássico O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. A escolha por este livro se deu por alguns motivos: pelo grande interesse da turma por conhecer mais sobre os astros, planetas e astronomia de forma geral; pela riqueza de reflexões proporcionadas pelo livro e pela atualidade dos temas abordados; pela possibilidade de trabalho com mapas mentais, itinerários e desenhos (já que estávamos estudando este tema anteriormente); além da possibilidade de uma articulação interdisciplinar com as aulas especializadas.
A leitura do livro foi feita em diversos momentos: nos encontros com a professora, em família com algumas propostas de atividades e até mesmo nas aulas de teatro. Ao ler o livro junto com a turma foi possível conversar, problematizar algumas falas e metáforas e refletir sobre diferentes questões apresentadas.
Em parceria com o professor Cauê, da disciplina de Teatro, fomos trabalhando diferentes aspectos da narrativa, dos personagens, de algumas cenas em específico. As crianças inclusive brincaram de contracenar entre si e representar algumas pequenas cenas do livro.
Foi uma delícia ler este livro ao lado dessas crianças tão fantásticas, “sabidas” e interessadas! Sempre dispostas e entusiasmadas a ler um pedacinho da história, a compartilhar pensamentos e opiniões, e a fazer conexões com conhecimentos prévios. A complexidade e profundidade do livro se revelou nas conversas e questões levantadas pela turma.
Com uma escrita poética e com muito simbolismo que são ressignificados a cada nova leitura, o livro O Pequeno Príncipe nos faz repensar nossa forma de viver, ser e sentir, e os muitos valores (distorcidos) da sociedade atualmente. Em meio ao caos que vivemos no nosso planeta recentemente, buscar refúgio na literatura e na possibilidade de vida em outro planeta nos causa, de alguma forma, um alento e uma esperança!