Pequeno Príncipe – Fase 3a

Pequeno Princípe

No segundo semestre de 2020, a Fase 3A leu coletivamente e em casa o clássico O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. A escolha por este livro se deu por alguns motivos: pelo grande interesse da turma por conhecer mais sobre os astros, planetas e astronomia de forma geral; pela riqueza de reflexões proporcionadas pelo livro e pela atualidade dos temas abordados; pela possibilidade de trabalho com mapas mentais, itinerários e desenhos (já que estávamos estudando este tema anteriormente); além da possibilidade de uma articulação interdisciplinar com as aulas especializadas. 

A leitura do livro foi feita em diversos momentos: nos encontros com a professora, em família com algumas propostas de atividades e até mesmo nas aulas de teatro. Ao ler o livro junto com a turma foi possível conversar, problematizar algumas falas e metáforas e refletir sobre diferentes questões apresentadas. 

Em parceria com o professor Cauê, da disciplina de Teatro, fomos trabalhando diferentes aspectos da narrativa, dos personagens, de algumas cenas em específico. As crianças inclusive brincaram de contracenar entre si e representar algumas pequenas cenas do livro. 

Foi uma delícia ler este livro ao lado dessas crianças tão fantásticas, “sabidas” e interessadas! Sempre dispostas e entusiasmadas a ler um pedacinho da história, a compartilhar pensamentos e opiniões, e a fazer conexões com conhecimentos prévios. A complexidade e profundidade do livro se revelou nas conversas e questões levantadas pela turma. 

Com uma escrita poética e com muito simbolismo que são ressignificados a cada nova leitura, o livro O Pequeno Príncipe nos faz repensar nossa forma de viver, ser e sentir, e os muitos valores (distorcidos) da sociedade atualmente. Em meio ao caos que vivemos no nosso planeta recentemente, buscar refúgio na literatura e na possibilidade de vida em outro planeta nos causa, de alguma forma, um alento e uma esperança!

Histórias do livro

Leitura de pais e filhos

Personagens

Júlia Bellavinha Maciel

Professora regente Fase 3. Bacharel em Psicologia (UFMG), licenciada em Pedagogia (UEMG) e especialista em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica (FEAD). Apaixonada pelas crianças e por suas múltiplas maneiras de perceber o mundo, trabalhou quase 10 anos como professora na Educação Infantil, dedicando-se à pesquisa sobre o desenvolvimento cognitivo, emocional e social na infância. Atualmente é professora alfabetizadora na escola Casa Viva, onde se encanta diariamente ao caminhar junto às crianças nesta incrível descoberta da língua escrita!

Cauê Salles

Professor de Teatro – Fases 2 a 6. Bacharel em Cinema de Animação na Belas Artes/ UFMG, Co-fundador e gestor da Casa Viva – Educação e Cultura. Professor de Teatro do Infantil, Ensino Fundamental e Médio.Foi professor de teatro do Libertas – Instituto de Educação e Cultura e Escola da Serra. Também é Ator e Bonequeiro.

Pávila Vianna

Auxiliar de turma – Fase 3. Graduada em Pedagogia, com habilitação em Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva (PUC Minas), pós-graduanda em Alfabetização e Letramento (Unopar) e Libras (UFMG). Possui cursos na área de inclusão escolar e Transtorno do Espectro Autista – TEA. Artesã e apaixonada por trabalhos manuais. Atua como auxiliar de turma no Fundamental 1 da Casa Viva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *