Outras infâncias – Fase 3BC

Outras infâncias

O projeto “Outras Infâncias” se desenvolveu no intuito de promover o estímulo à percepção da diversidade e sua consequente valorização. Realidades diferentes puderam ser observadas através da cultura infantil.

Procuramos ampliar o repertório cultural da turma apresentando a eles diferentes grupos sociais. Optamos por uma abordagem lúdica, que interligou as comunidades  através das brincadeiras favoritas nas comunidades urbanas, rurais, ribeirinhas, indígenas e quilombolas e estabelecemos relações entre elas.

Diversos materiais foram utilizados para que conseguíssemos mostrar a riqueza e a criatividade das crianças no Brasil.

Introduzimos a cultura indígena a partir da apresentação do povo Ikpeng, do Alto Xingú, e de alguns contos de origem Guarani. Com a ajuda do Christian, nas aulas de filosofia, eles conheceram a cultura e os hábitos do povo Ikpeng, viram suas moradias, sua relação com a natureza e como se divertem. Os contos Guaranis foram escritos por dois irmãos que vivem na aldeia Krukutu, as histórias revelam a sabedoria da tradição guarani que eles carregam . A turma leu alguns e foi convidada a recontar um deles, usando o que tivessem em casa para representar os personagens. 

Em outra parceria com o Chris, ele nos mostrou um vídeo do Vale do Jequitinhonha e vimos como é que as pessoas vivem e se divertem por lá. A turma logo se interessou pelas brincadeiras do sertão de Minas Gerais e relatou algumas semelhanças e diferenças. Observaram que o contato das crianças de lá com a natureza é maior, e ficaram admirados com a habilidade deles em construir os próprios brinquedos.

Em outro sertão brasileiro, o paraibano, o cordel é um gênero literário muito popular. Apresentamos para a turma a literatura de cordel e caracterizamos sua estrutura, evidenciando de que modo as rimas são distribuídas nos versos e como a musicalidade do gênero é consequência disso. Em seguida, partiram para suas próprias produções.

É com imenso prazer que compartilhamos as maravilhosas produções feitas pelas crianças da Fase 3BC!

Contos e Recontos

Cordel

Sophia Potter

Professora regente – Fase 3. Graduada em Ciências Biológicas pela UFMG e Pedagogia pelo curso Pedagogia para a Liberdade. Com uma pós graduação concluída no Senac em Educação Ambiental para Sustentabilidade e outra em andamento em psicopedagogia, na Estácio de Sá. Apaixonada pela criatividade e curiosidade infantil, desenvolve seu trabalho buscando cultivar essas características por meio de um ambiente rico em experiências. Além disso, os encontros com as crianças sempre se dão com muita alegria, entusiasmo e afeto! Atualmente é professora de um grupo da fase 3 (fundamental 1) na Casa Viva.

Uilla Cristabel Oliveira de Souza

Auxiliar de turma – Fase 3. Formada em Psicologia pela UFMG, Estudante de Pedagogia no curso Pedagogia para Liberdade. Atua como Auxiliar de Classe do Ensino Fundamental na Casa Viva desde 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *