O projeto “Outras Infâncias” se desenvolveu no intuito de promover o estímulo à percepção da diversidade e sua consequente valorização. Realidades diferentes puderam ser observadas através da cultura infantil.
Procuramos ampliar o repertório cultural da turma apresentando a eles diferentes grupos sociais. Optamos por uma abordagem lúdica, que interligou as comunidades através das brincadeiras favoritas nas comunidades urbanas, rurais, ribeirinhas, indígenas e quilombolas e estabelecemos relações entre elas.
Diversos materiais foram utilizados para que conseguíssemos mostrar a riqueza e a criatividade das crianças no Brasil.
Introduzimos a cultura indígena a partir da apresentação do povo Ikpeng, do Alto Xingú, e de alguns contos de origem Guarani. Com a ajuda do Christian, nas aulas de filosofia, eles conheceram a cultura e os hábitos do povo Ikpeng, viram suas moradias, sua relação com a natureza e como se divertem. Os contos Guaranis foram escritos por dois irmãos que vivem na aldeia Krukutu, as histórias revelam a sabedoria da tradição guarani que eles carregam . A turma leu alguns e foi convidada a recontar um deles, usando o que tivessem em casa para representar os personagens.
Em outra parceria com o Chris, ele nos mostrou um vídeo do Vale do Jequitinhonha e vimos como é que as pessoas vivem e se divertem por lá. A turma logo se interessou pelas brincadeiras do sertão de Minas Gerais e relatou algumas semelhanças e diferenças. Observaram que o contato das crianças de lá com a natureza é maior, e ficaram admirados com a habilidade deles em construir os próprios brinquedos.
Em outro sertão brasileiro, o paraibano, o cordel é um gênero literário muito popular. Apresentamos para a turma a literatura de cordel e caracterizamos sua estrutura, evidenciando de que modo as rimas são distribuídas nos versos e como a musicalidade do gênero é consequência disso. Em seguida, partiram para suas próprias produções.
É com imenso prazer que compartilhamos as maravilhosas produções feitas pelas crianças da Fase 3BC!