Dia nacional da matemática

Dia nacional da matemática

Tele jornal – Dia da matemática

A Matemática, assim como as demais ciências, tem um dia para chamar de seu, em âmbito nacional e internacional. Neste ano, decidimos explorar mais o dia nacional, pelas ligações com a didática matemática que defendemos na casa viva. Uma educação viva e para todos, assim como defendia o professor homenageado nesta data. 

“O Dia da Matemática no Brasil é comemorado todo dia 6 de maio, nascimento de Júlio César de Mello e Souza (1895-1974), o professor carioca que passou sua infância na cidade de Queluz, na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro, mas que ficou conhecido no mundo todo pelo heterônimo Malba Tahan que usou para assinar cerca de 120 livros sobre matemática, cultura, história e didática da Matemática, que escreveu.”¹

Porém, também como em outras áreas, as mulheres não aparecem muito nos livros e nas comemorações. Nada mais importante do que re-descobrirmos a matemática pelas mulheres que também fazem parte da história e construção desta ciência.

Então, foi proposta a leitura de alguns textos sobre o dia da matemática e as mulheres que são importantes para a matemática de maneira direta ou tangencial. Após esta leitura os estudantes deveriam produzir um “telejornal” que informasse sobre a vida e obra da mulher escolhida.

Esta atividade é demasiadamente importante para que alunos, professores e famílias, percebam que as mulheres podem ser o que quiserem e estão presentes em todas as áreas do conhecimento. Não importando quão machistas elas sejam.

¹ Lopes, Antônio José; o “Bigode”: A verdadeira história do Dia Nacional da Matemática. Publicado em: 2017-05-06 16:49:05

Leidiane Santos

Professora de Matemática – Fases 5 e 6. Graduada em Licenciatura plena em Matemática pela Puc Minas (2008). Iniciou as atividades na docência humanista e inclusiva em 2007, estagiando no Instituto Libertas. Em novembro de 2008 iniciou a carreira como docente na mesma instituição, onde executava planejamento, desenvolvimento e avaliação das aulas de Ensino Fundamental 1 e 2, Ensino médio e Robótica. Em 2015 passou a integrar o corpo docente da Casa Viva Educação e Cultura, onde é professora de Matemática no Fundamental 2 e Ensino médio; consultora no Fundamental 1, nas práticas educativas de matemática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *