Mapas e maquetes

Mapas e maquetes

Neste projeto, começamos a investigar o espaço ao nosso redor por meio de observações da nossa casa, de nós mesmos e nossos sentimentos, da rua vista pela janela e do nosso ambiente circundante. Foi então proposto que as crianças representassem o seu quarto por meio da maquete. Com caixinhas de sabonete, de pasta de dente, isopor, papelão, caixinha de leite, palitos, tecidos e retalhos, brinquedinhos, entre outros materiais, essa meninada construiu maquetes incríveis e deu muito orgulho ver o empenho de todos!

Depois, os alunos fizeram a planta baixa de seu quarto a partir da maquete que tinham construído. Outra vez todos arrasaram em suas representações! Aprendemos também sobre as medidas de comprimento e sobre como medir algumas coisas, como, por exemplo, a maquete e planta construídas. 

Dando seguimento ao estudo dos mapas e representações, foi a vez de trabalharmos o nosso deslocamento no espaço e as noções de direita e esquerda através das atividades: Narrando Percursos e Desenhando o Trajeto do colega. Trabalhamos ainda a localização, orientação e ponto de vista por meio de uma brincadeira de guiar e ser guiado com olhos vendados. 

Para finalizar esta temática, fizemos o jogo de computador Orientação em Mapa e fizemos as atividades do “Caderno de Atividades: Meus Primeiros Mapas” (enviado no Kit).

Nessa pasta, vocês poderão ver alguns dos registros feitos pelas crianças sobre este projeto. São eles: maquete do quarto, planta baixa do quarto, registro do trajeto narrado pela professora (narrando percurso) e desenhos dos trajetos dos colegas. 

Maquetes

Planta baixa e legendas

Narrando percursos

Desenhando o trajeto do colega

Júlia Bellavinha Maciel

Professora regente Fase 3. Bacharel em Psicologia (UFMG), licenciada em Pedagogia (UEMG) e especialista em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica (FEAD). Apaixonada pelas crianças e por suas múltiplas maneiras de perceber o mundo, trabalhou quase 10 anos como professora na Educação Infantil, dedicando-se à pesquisa sobre o desenvolvimento cognitivo, emocional e social na infância. Atualmente é professora alfabetizadora na escola Casa Viva, onde se encanta diariamente ao caminhar junto às crianças nesta incrível descoberta da língua escrita!

Pávila Vianna

Auxiliar de turma – Fase 3. Graduada em Pedagogia, com habilitação em Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva (PUC Minas), pós-graduanda em Alfabetização e Letramento (Unopar) e Libras (UFMG). Possui cursos na área de inclusão escolar e Transtorno do Espectro Autista – TEA. Artesã e apaixonada por trabalhos manuais. Atua como auxiliar de turma no Fundamental 1 da Casa Viva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *