João e o pé de feijão

João e o pé de feijão

A atividade “João e o pé de feijão” buscou integrar o trabalho com a literatura e conteúdos de Ciências da Natureza, como partes das plantas e suas funções, germinação, cuidados para plantio e para manutenção das vidas das plantas. A proposta partiu primeiramente da escuta e investigação do conto literário juntamente com o trabalho sobre linguagens, apreciação e interpretação da história. Posteriormente, foi solicitado que descrevessem algumas características e imaginassem dois personagens da história para que depois representasse-os da maneira que preferissem. Por fim, foi proposto a germinação e plantio de feijões em parceria com a disciplina de Educação para Terra. Por meio do diário pessoal, as crianças puderam acompanhar e registrar observações feitas a respeito da germinação e desenvolvimento do feijão. 

Nessa pasta, vocês poderão ver alguns desses registros feitos pelas crianças. São eles: desenhos dos personagens e a lista com as características de cada um; registros no diário pessoal sobre a germinação do feijão

Feijão preferido em Libras

Germinação

História inventada

QUANDO JOÃO ACORDOU DE MANHÃ, VIU BEM LÁ LONGE UM PEQUENO PÉ DE FEIJÃO. ELE PENSOU: VOU LÁ VER. ENTÃO JOÃO FALOU: – NOSSA, QUE PÉ PEQUENO! FOI ENCOSTAR NO PÉ E ESCUTOU: – NÃO, NÃO, SOCORRO! ERA A VOZ DE UMA FADINHA QUE ERA GRANDE MAS TINHA FICADO PEQUENA. ELA FALOU COM O JOÃO: – POR FAVOR, ME DÊ ALGUMA COISA PARA COMER. JOÃO RESPONDEU: -DOU SIM, E COMO FICOU TÃO PEQUENA? A FADINHA RESPONDEU: -DEPOIS TE EXPLICO ISSO, MAS ME DÁ LOGO ALGUMA COISA PARA COMER. ELE RESPONDEU: -VOU PROCURAR ALGUMA COISA PARA O SEU TAMANHO. JOÃO CHEGOU E DEU UMA MIGALHA DE BOLO PARA ELA. ELA RESPONDEU: – NÃO, NÃO, MAIS COMIDA. SÓ ISSO VAI SER POUCO. ELE TROUXE MAIS UMA MIGALHA DE PÃO E ELA DISSE: NÃO NÃO, ISSO DENOVO? MAIS, MAIS! FOI ASSIM POR 10 VEZES. NA DÉCIMA PRIMEIRA VEZ ELE PEGOU UM PEDAÇO DE PÃO BEM GRANDE E FALOU: – TOMA! AGORA NÃO VOU PEGAR MAIS. A FADINHA RESPONDEU: – TÁ BOM, ENTÃO TCHAU! A FADINHA COM A SUA COMIDINHA E O JOÃO COM PAZ E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE.

O gigante desceu pelo pé gigante de ervilhas mágicas e chegou na frente do João. Uma coisa inesperada aconteceu: logo quando o gigante ia pegar o João, este lhe ofereceu uma linda ervilha gigante! E o gigante aceitou e viveram felizes para sempre…

O PÉ DE manjericão (Theo C.)

A mãe dele jogou um manjericão. Aí virou um manjericão gigantesco. Aí eu subi em cima dele e aí quando que eu subi em cima dele eu fiquei amigo do gigante e ele desceu do pé de manjericão gigantesco. E aí quando ele desceu do manjericão gigantesco a gente virou felizes para sempre porque eu fiquei amigo do gigante e brinquei muuuuito com ele. Brincamos de pega-pega, pique corrente. E usava o manjericão para comer e às vezes subia nele para pegar a galinha de ouro com o gigante e comer o ovo dela. É porque o ovo era de ouro e quando quebrava ele era todo dourado ainda (gema e clara), mas dava pra comer. FIM

Quando joão acordou na manhã seguinte um enorme pé de feijão tinha crescido no seu jardim.e ainda por cima ele era azul.joão subiu sem pensar oque podia acontecer lá em cima.lá em cima ele encontrou um gigante bem maldoso .e lá do lado do gigante havia uma família de monstros que comia pessoas menos gigantes, porque eles tinham medo e é por isso que os monstro obedeciam os gigantes. joão viu que foi ele que tinha roubado sua família.então o gigante saiu da sala. quando o gigante saiu da sala joão quase se esmagou para entrar na sala. mas quando joão conseguiu se levantar um barulho surgiu.pum!!!!!!!!!!!pum!!!!!!!!!!!.era o gigante rapidamente joão se escondeu atras de uma TV gigante . para piorar o gigante cantava -FI FI FA FA FI FI FO FUM MAU COMO EU NUNCA SE VIU FI FI FA FA FI FI FO FUM MAU COMO EU NUNCA SE VIU.- o gigante vinha contente seguido pelos monstros até que ele fez.-sig!!! sig!!!sinto cheiro de criança sig!!! sig!!!-o gigante foi contar moedas, mas logo ficou cansado e resolveu dormir. rapidamente joão pegou dois sacos de moeda,mas algumas moedas caíram fazendo um enorme barulho que acordou o gigante e os monstros. e o gigante disse: – espera ai rapazinho você vai virar nosso almoço-joão desceu o pé de feijão e o cortou. o gigante os monstros morreram.joão e sua mãe viveram felizes para sempre. FIM

A mãe do João jogou o feijão para cima. Ele caiu na cabeça do João. No dia seguinte o João acorda com um enorme pé de feijão em sua cabeça. Como o João se balançou muito, o Gigante caiu em cima da cabeça dele. Quando caiu o Gigante soltou um imenso pun !!!!

João saiu de casa e trocou sua vaquinha por um alho mágico . Ele mesmo plantou o alho que acabou virando um pé de tempero . Era tanto tempero que dava para toda a cidade e todo o país. O gigante ficou sabendo do tempero e resolveu descer para pegar o pé para si. Mas quando estava descendo ele encontrou com o João que subia pelo pé. Ao avistar o gigante, João cortou o pé de tempero com seu machado. Assim, o gigante ficou sem poder continuar sua descida e ficou preso nas nuvens para sempre. João e sua mãe venderam caminhões e aviões de tempero para todo o país e nunca mais sentiram fome.

JÁ NO CASTELO, JOÃO PEGA APENAS 10 MOEDAS E NÃO O SACO TODO. NA SEGUNDA VEZ ELE DEIXA A GALINHA E DESCE COM TRÊS OVOS. NA TERCEIRA VEZ JOÃO ROUBA A HARPA. O GIGANTE DESCOBRE E CORRE ATRAS DO JOÃO. DESMAIA COM A QUEDA E QUANDO ACORDA DESCOBRE QUE ESTÁ PRESO. COM O TEMPO ELE FOI FICANDO PEQUENO. SOLTO, SE TORNOU AGRICULTOR PLANTANDO MACIEIRAS.

No dia seguinte, tinha nascido um pé de dinheiro. O João usou o dinheiro para comprar comida, para eles e todos que precisavam!

Júlia Bellavinha Maciel

Professora regente Fase 3. Bacharel em Psicologia (UFMG), licenciada em Pedagogia (UEMG) e especialista em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica (FEAD). Apaixonada pelas crianças e por suas múltiplas maneiras de perceber o mundo, trabalhou quase 10 anos como professora na Educação Infantil, dedicando-se à pesquisa sobre o desenvolvimento cognitivo, emocional e social na infância. Atualmente é professora alfabetizadora na escola Casa Viva, onde se encanta diariamente ao caminhar junto às crianças nesta incrível descoberta da língua escrita!

Pávila Vianna

Auxiliar de turma – Fase 3. Graduada em Pedagogia, com habilitação em Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva (PUC Minas), pós-graduanda em Alfabetização e Letramento (Unopar) e Libras (UFMG). Possui cursos na área de inclusão escolar e Transtorno do Espectro Autista – TEA. Artesã e apaixonada por trabalhos manuais. Atua como auxiliar de turma no Fundamental 1 da Casa Viva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *