Segundo Barreto e Oliveira 2016, nos grafismos kaxinawa e Shipibo-Conibo “Algumas imagens não são produzidas apenas para serem vistas, mas para fazer ver”
Alargar os contornos do que entendemos como Arte e estimular a percepção do mundo sob uma concepção diferente da nossa é também um dos objetivos dos estudos de Artes Visuais dentro da escola.
O estudo dos grafismos indígenas revelam um rico sistema de composição, síntese de cores e de formas, que se estudados mais a fundo podem revelar toda grandiosidade e genialidade disfarçados em suas formas simples, mas não ingênuas.
A partir desses estudos e observações foram propostos a um grupo de estudantes (de 10 a 18 anos) exercícios de criação de padrões geométricos abstratos.
Livia Arnaut
Professora de Artes Visuais – Fases 1 a 6. Graduada em Belas Artes pela UFMG, professora e sócia fundadora da Casa Viva é também ilustradora e Editora de Arte da Revista de atualidades para crianças, Manga de Vento. Sempre quis ser professora e acredita que a imaginação, a criatividade e a atenção às subjetividades têm um papel fundamental na formação das crianças e adolescentes.