Colmeia do futuro – Fase 4

Colmeia du Futuro - Fase 4

Através de brincadeiras e jogos rítmicos, pode-se levar aos alunos um pouco de  conhecimento musical. Com a utilização de exercícios rítmicos e discussões  temáticas, conseguimos fazer um belo trabalho coletivo, com a contribuição de  alunos e professores presentes. 

No primeiro momento, foi necessário exercer a escuta, ouvir a demanda dos alunos  promovendo uma maior participação e envolvimento dos mesmos. Com este  princípio, construímos coletivamente um roteiro de aulas com princípio, meio e fim.  Começamos com uma pesquisa de ritmos voltados para a cultura afro-brasileira e  com atividades paralelas, como rudimentos e subdivisões rítmicas, trabalhando a  percepção musical e estimulando a coordenação motora. 

Como alguns alunos demandaram a vontade de aprender violão, também foi  ensinado algumas notas musicais como forma de iniciação musical. Nesta fase de  iniciação musical foram utilizadas algumas ferramentas básicas que favorecem um  melhor aprendizado, como o metrônomo e o afinador de violão, que facilitam a  percepção e o aprendizado de elementos constitutivos da música, como tempo e  afinação.  

Portanto, foi sugerido a construção coletiva de uma composição, onde pudéssemos  conectar o ritmo estudado, com as três notas de violão ensinadas e uma letra criada  e discutida em conjunto. O maior desafio foi o de gravar as vozes dos alunos a  distância, mas conseguimos improvisar com a utilização do gravador de áudio do  celular. Assim conseguimos de forma remota fazer uma bela composição com a  utilização de toda a didática aplicada nas aulas e respeitando todas as normas da  BNCC. 

Esta atividade andou em paralelo com as outras disciplinas, que também  trabalharam o tema “Futuro” em suas aulas, estando integrada ao todo no processo  de ensino. Finalizado o processo, pode-se compartilhar o registro desta atividade, a  música “Colmeia do Futuro”, uma relação do nosso mundo com o mundo das  abelhas, para a mostra do CUCA, que acontece todo ano na escola, desta vez,  virtualmente, onde são apresentados alguns dos feitos dos alunos no semestre.

Música – Fase 4 – Casa Viva – Segundo Semestre/2020
Cidade Colmeia

Você já imaginou uma colmeia do futuro, um mundo puro, um porto seguro?
Um povo unido, solidário e com igualdade, com mais respeito, dignidade
A ganância que desmata, mata a mata de verdade, o velho esquema
Ações irracionais, fruto do homem racional, mente pequena.

Eu acredito num futuro melhor, como as abelhas, por um bem maior, um amor mais puro.
Eu acredito num humano melhor, como as abelhas, por um bem maior, um mel mais puro.

Sábio futuro que não gere mais pobreza, arroz na mesa
A natureza protegida, uma “Colmeia-Humanidade”
Uma cidade colorida, um poema, soltando os bichos
Preservando sonhos mundo a fora, com amor de verdade.

Eu acredito num futuro melhor, como as abelhas, por um bem maior, um amor mais puro.
Eu acredito num humano melhor, como as abelhas, por um bem maior, um mel mais puro.

Bruno Antônio da Cunha Lima

Professor de Música Fases 3 e 4. Músico, integrante e co-fundador da Banda e Bloco Chama o Síndico, formado em Psicologia (Newton Paiva) e Pós Graduado em Musicoterapia (Conservatório Brasileiro de Música – RJ). Em seu percurso profissional, se dedicou à psicologia social, ao atendimento musicoterapêutico de pessoas com necessidades especiais e como professor de música na Educação infantil e Ensino fundamental, além de animar alguns blocos de carnaval em BH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *