Colmeia du Futuro - Fase 4
Através de brincadeiras e jogos rítmicos, pode-se levar aos alunos um pouco de conhecimento musical. Com a utilização de exercícios rítmicos e discussões temáticas, conseguimos fazer um belo trabalho coletivo, com a contribuição de alunos e professores presentes.
No primeiro momento, foi necessário exercer a escuta, ouvir a demanda dos alunos promovendo uma maior participação e envolvimento dos mesmos. Com este princípio, construímos coletivamente um roteiro de aulas com princípio, meio e fim. Começamos com uma pesquisa de ritmos voltados para a cultura afro-brasileira e com atividades paralelas, como rudimentos e subdivisões rítmicas, trabalhando a percepção musical e estimulando a coordenação motora.
Como alguns alunos demandaram a vontade de aprender violão, também foi ensinado algumas notas musicais como forma de iniciação musical. Nesta fase de iniciação musical foram utilizadas algumas ferramentas básicas que favorecem um melhor aprendizado, como o metrônomo e o afinador de violão, que facilitam a percepção e o aprendizado de elementos constitutivos da música, como tempo e afinação.
Portanto, foi sugerido a construção coletiva de uma composição, onde pudéssemos conectar o ritmo estudado, com as três notas de violão ensinadas e uma letra criada e discutida em conjunto. O maior desafio foi o de gravar as vozes dos alunos a distância, mas conseguimos improvisar com a utilização do gravador de áudio do celular. Assim conseguimos de forma remota fazer uma bela composição com a utilização de toda a didática aplicada nas aulas e respeitando todas as normas da BNCC.
Esta atividade andou em paralelo com as outras disciplinas, que também trabalharam o tema “Futuro” em suas aulas, estando integrada ao todo no processo de ensino. Finalizado o processo, pode-se compartilhar o registro desta atividade, a música “Colmeia do Futuro”, uma relação do nosso mundo com o mundo das abelhas, para a mostra do CUCA, que acontece todo ano na escola, desta vez, virtualmente, onde são apresentados alguns dos feitos dos alunos no semestre.
Música – Fase 4 – Casa Viva – Segundo Semestre/2020
Cidade Colmeia
Você já imaginou uma colmeia do futuro, um mundo puro, um porto seguro?
Um povo unido, solidário e com igualdade, com mais respeito, dignidade
A ganância que desmata, mata a mata de verdade, o velho esquema
Ações irracionais, fruto do homem racional, mente pequena.
Eu acredito num futuro melhor, como as abelhas, por um bem maior, um amor mais puro.
Eu acredito num humano melhor, como as abelhas, por um bem maior, um mel mais puro.
Sábio futuro que não gere mais pobreza, arroz na mesa
A natureza protegida, uma “Colmeia-Humanidade”
Uma cidade colorida, um poema, soltando os bichos
Preservando sonhos mundo a fora, com amor de verdade.
Eu acredito num futuro melhor, como as abelhas, por um bem maior, um amor mais puro.
Eu acredito num humano melhor, como as abelhas, por um bem maior, um mel mais puro.