Charadas da casa
Com a intenção de proporcionar um momento de reconexão do grupo com o espaço da escola, após o período de recesso, propusemos um trabalho a partir das memórias e afetos que carregamos dos espaços onde nos fazemos presente. Disparamos então um processo reflexivo que serviria de suporte para a produção de charadas. O processo começou então com o pedido para que as crianças escrevessem um ou dois parágrafos descrevendo algum espaço da escola com o qual elas tivessem mais conexão e escolhessem uma referência artística que remetesse à experiência subjetiva de cada um no espaço escolhido.
Enviamos também charadas produzidas pelas professoras regentes, Thays e Grazi, para que as crianças pudessem se aventurar nessas adivinhas em casa! Convidamos os professores especializados das turmas para que desafiassem os alunos com novos desafios e organizamos encontros online para brincarmos juntos! Conversamos sobre o pertencimento: o ser e se perceber parte de algo. Nesse processo foi nítido o quanto as cores, cheiros e sabores da nossa Casa que é Viva depende de cada uma e cada um que imprime nela a sua identidade.