“Ora ( direis ) ouvir estrelas! Certo, perdeste o senso! E eu vos direi, no entanto Que, para ouví-las, muitas vezes desperto E abro as janelas, pálido de espanto”
Assim se inicia a linda poesia de Olavo Bilac que fala do amor pelas estrelas. Nela, o autor conversa com a Via Láctea. Os astrônomos não conversam com as estrelas, mas certamente as vêem, ouvem e entendem. Esse foi o sentimento que tomou nossos estudantes das fases 3 e 4 ao longo de 2020. Logo no início do ano, percebemos o interesse deles em estudar o Universo e explorar seus grandes mistérios. Mesmo no ensino remoto, adotado pela nossa escola a partir de março em função das medidas de contenção da COVID-19, procuramos mobilizar esforços para que esse estudo fosse realizado. Assistimos juntos a uma sessão virtual promovida pela Associação Brasileira de Planetários, promovemos aulas específicas com o professor de Física da escola e alguns estudantes participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFog). Recentemente participamos juntos de mais uma sessão virtual promovida, dessa vez, pelo planetário itinerante da OBA.
Todos estes eventos foram importantes e trouxeram muitas ideias para os estudantes. Abriram portas novas e ampliaram outras já existentes. Ajudaram a conectar informações e vivências diversas nas cabecinhas em formação dos nossos meninos e meninas. Entre solstícios e equinócios, conhecemos melhor algumas constelações e exploramos as características de alguns corpos celestes que mais interessavam. Vimos e ouvimos muito do que o céu tinha a nos dizer e isso fez crescer em nós o desejo de compartilhar o que aprendemos e expor as muitas dúvidas que identificamos nesse processo.
Por isso, decidimos propor a atividade “Astronomia para Crianças”, sugerindo que os estudantes da Fase 3 e da fase 4 produzissem encartes, áudios ou desenhos contando aos outros colegas quais curiosidades eles sabem sobre o céu e o que mais eles gostariam de saber. Preparamos ainda um pequeno vídeo sobre a participação dos nossos alunos na OBA e MOBFog, competições nas quais nossos alunos foram premiados com quatro medalhas de ouro e uma de prata. E você, já experimentou ouvir estrelas? Embarque conosco nessa viagem!
Fabrício Lacerda
Professor de Física das Fases 5 e 6. Professor de Física interessado em explorar as conexões possíveis entre a Ciência e o mundo. A gastronomia é uma de suas paixões. Licenciado em Física pela UFMG e mestre em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET – RJ, tem buscado, na interação com os estudantes, refletir sobre o papel da educação no processo de emancipação e presença qualificada dos jovens na sociedade. Entende a escola como local de transformação e construção de conhecimentos relevantes para os contextos em que os estudantes estão inseridos.