À distância

À Distância

O ano de 2020 é um ano histórico. Ainda que tudo isso passe, ele ecoará durante muito tempo. Ainda teremos muito o que falar sobre esses tempos que vivemos. Nesse sentido, desde o início do período de isolamento a disciplina de Audiovisual da Casa Viva fez a proposta para os alunos da realização de um registro fotográfico dos seus cotidianos na forma de um diário visual. Essa é uma maneira de, por um lado, organizar nossas percepções e sentimentos, ou manter vínculos entre nós, por outro lado, é uma construção documental, que conta um trecho curtíssimo, mas importante da história que vivemos. 

Esse foi um processo conduzido e mediado inteiramente pelos meios virtuais que nos foram possíveis, assim como é publicado dessa forma. Nosso roteiro para a condução disso que chamamos de Zine on line, tenta dialogar com o currículo de sala de aula, onde percorremos os temas do Retrato, a Fotoperformance, a Fotografia de Rua e uma iniciação à Edição. Dessa forma vocês poderão ver a adpatação desses temas para as condições de isolamento, e, sendo assim, o caso mais curioso talvez seja a adaptação dos nossos rolês pelas ruas para o exercício da Fotografia de Rua por rolês pelo Google Street View, com fotos tiradas da tela do computador. 

Espero que gostem!

Fotos dos alunos:
Anna Lis
Isabela Lopes
João Sérgio 
Lucas Camilo Guerra
Lyvia Salles
Sol Gouveia
Thiago Bedun
Thiago Luchesi

Esse filme é o resultado dos nossos primeiros passos na transição para o ensino remoto e a produção em audiovisual à distância. A proposta era registrar os cotidianos, assim como as mudanças que os jovens do audiovisual da fase 5 estavam experimentando com o isolamento social, tudo isso com muito bom humor. O filme carrega uma certa dose de irrealidade, afinal esse parece ser o sentimento que todos nós estamos vivendo desde que a pandemia tomou conta do mundo.

Guto Borges

Audiovisual Fases 5 e 6. Historiador, com mestrado pela UFMG, têm trabalhos em história política com passagens na pesquisa acadêmica e docência no ensino médio . Além disso, seu percurso perpassa por projetos nas políticas públicas e saúde mental. É músico e uma das principais referências do Carnaval de Rua de BH. Atua como professor da disciplina Audiovisual na Casa Viva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *